:

  • Influencer Entrega Capivara Ao Ibama E Comove O Brasil


  • "Animal silvestre não é pet", disse o Ibama

O influencer Agenor Tupinambá, conhecido por seus vídeos no tiktok, conseguiu permissão do Ibama para visitar a capivara "Filó" no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Manaus até que ela seja devolvida à natureza.

Ele entregou o animal na quinta-feira (27), depois de nove dias tentando reverter a decisão do órgão ambiental.

O tiktoker, que ganhou destaque por compartilhar em suas redes sociais sua rotina com a capivara “Filó”, foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Ibama

A denúncia contra ele envolvia suspeitas de abuso, maus-tratos e exploração animal. Além da multa, o influenciador, chamado Agenor, recebeu uma notificação para remover todas as publicações envolvendo animais de seus perfis nas plataformas digitais.


De acordo com o Ibama, uma equipe se dirigiu à fazenda onde Agenor reside e sugeriu a libertação do animal em uma área próxima a Autazes. Entretanto, a família do influenciador alegou que a capivara poderia ser vítima de caçadores naquele local e optou por levá-la ao Centro de Triagem, localizado na capital.

De avião, a capivara foi transportada de Autazes até o Aeroclube de Manaus, onde agentes do Ibama aguardavam para recebê-la. Posteriormente,"Filó" foi conduzida pelos fiscais até o Centro de Triagem.

Segundo informações divulgadas do Ibama, a capivara Filó permanecerá sob os cuidados de analistas e técnicos capacitados, e poderá ser visitada por Agenor até que um local apropriado seja encontrado para sua reintrodução na natureza.

Uma das opções em consideração é a transferência da capivara para uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, gerenciada pelo ICMBio, onde a espécie pode ser reintegrada em um ambiente mais próximo ao seu habitat natural.

"Ficando assim em ambiente natural e verdadeiramente livre para cumprir suas funções ecológicas de alimentação, convivência em bando, dispersão de sementes, reprodução e outras", diz a nota do Ibama.

Relembre O Caso

O influencer e seus animais — Imagem: reprodução

A capivara que foi criada pelo influenciador Agenor Tupinambá tornou-se bastante conhecida nas redes sociais em fevereiro deste ano, quando Agenor começou a postar sua rotina com "Filó" e outros animais silvestres.

Dois meses após ganhar fama na internet, Agenor Tupinambá recebeu uma multa do Ibama no valor de mais de R$ 17 mil e foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.

Desde então, o fazendeiro tem recebido apoio de seus seguidores, personalidades públicas e políticos, como a deputada Joana Darc, que tem usado as redes sociais para mobilizar o debate sobre o assunto.

Após a grande repercussão, o Ibama se pronunciou na quarta-feira (19), alegando que "animal silvestre não é pet".

Agenor foi notificado a entregar a capivara às autoridades em um prazo de seis dias, no entanto, o prazo expirou na segunda-feira (24).

O Que Diz A Lei

O Ibama notificou Agenor Tupinambá com base no Decreto nº 6.514/2008, que regimenta a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). O artigo 33 da referida lei destaca que é proibido "explorar ou fazer uso comercial de imagem de animal silvestre mantido irregularmente em cativeiro ou em situação de abuso ou maus-tratos".

Ainda de acordo com o Ibama, Agenor foi multado pela prática de ‘exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais’.